Dia 1

1.ª João 1

1*O que existia desde o princípio,
o que ouvimos,
o que vimos com os nossos olhos,
o que contemplámos e as nossas mãos tocaram
relativamente ao Verbo da Vida,

Continue a leitura

Dia 10

Alguma vez passaste por uma tragédia e percebeste que tinhas realmente alguém a teu lado para te ajudar? Como te sentiste ao saber que tinhas ali alguém especial a teu lado?

Continue a leitura

Dia 11

Deus, Pai criador dos Céus e da Terra, é para nós cristãos o criador da vida e de tudo o que nela existe. Ainda assim o homem insiste em adorar falsos ídolos, em renegar Deus, em fugir de Deus. Todos os dias somos chamados a seguí-lo! Todos os dias alguém foge dele! E tu? Que tens feito? Tens sido tu capaz de largar tudo e seguí-lo?

Continue a leitura

Dia 12

Deus convida-nos a mergulhar nesse mar profundo que é a fé de forma decidida e sem medos. A Fé verdadeira não vive de impasses, de "mais ou menos".

Continue a leitura

Dia 13

Serviço. Não é a palavra mais divertida que existe. Isso normalmente significa trabalho, então porque fazê-lo? Porque ser voluntário para servir os outros? Bem, nós temos um precedente para isso - Jesus fez isso. Na leitura de hoje, vamos olhar para o exemplo que Jesus nos deixou ao servir os outros.

Continue a leitura

Dia 14

Muitos de nós sentimos uma fascínio muito grande por programas de TV sobre o mundo animal. E muitas vezes, nesses programas, vemos ataques de cobras a seres humanos e os efeitos que o veneno tem em nós.

Continue a leitura

Dia 2

Para que foste criado? Para que foste destinado a fazer? Cada um de nós tem dons e talentos que foram criados para um fim específico. Ainda assim todos eles encontram uma resposta comum que responde a estas questões. Alguma ideia de qual será?

Continue a leitura

Dia 3

A passagem da Bíblia de hoje é bastante interessante porque mostra-nos Jesus a rezar pelos seus seguidores e por todos os que crêem em Deus.

Continue a leitura

Dia 4

Alguma vez estiveste numa situação em que precisaste de desabafar com um amigo e ele, prometendo que te ligaria daí a pouco não o fez? Alguma vez esperaste por uma resposta a mensagem que nunca chegou? È uma sensação terrível... Algo em nós implora para ser confortado nos momentos difíceis.

Continue a leitura

Dia 5

Alguma vez paraste para pensar no que tem de tão especial vestir roupa de marca? Pagamos bastante dinheiro para usar um logótipo numa t-shirt ou num par de calças apenas para que pensem o quão "cool" nós somos.

Continue a leitura

Dia 6

Para onde quer que nos viremos encontramos muitos tipos de conselhos e dicas que nos dizem como ser felizes, ser saudáveis, etc. No entanto o que nenhum desses truques refere é o quanto precisamos dos outros para sermos encorajados, amados ou simplesmente para viver. Este tipo de comunidade pode ser encontrado na igreja, mas não se fores apenas uma vez por ano.

Continue a leitura

Dia 7

O que significa a palavra "comunidade"? Tira algum tempo para pensar em algumas situações que achas que ilustram uma "comunidade". Aqui ficam algumas como ponto de partida:

  • Partilhar refeições
  • Trabalhar em conjunto
  • Partilhar uma boleia para a escola
  • Jogar futebol, basquetebol, etc.

Que mais te lembras?

Muitas vezes quando a vida nos corre bem, não procuramos a nossa comunidade. Não nos podemos esquecer de ajudar os outros ou de tentar alcançar os outros. Quando as coisas correm bem, muitas vezes parece-nos que não precisamos da ajuda de ninguém, especialmente de Deus. Daí que só nos recordemos de Deus quando precisamos de algo.

E se tivesses um amigo que só se aproximasse de ti quando precisasse? Não seria grande amigo pois não?
Deus quer que nos reunamos em Igreja para louvá-lo e criar comunidade tanto nos momentos bons, como nos maus. Isto porque quando as coisas nos correm bem, não têm que correr necessariamente bem aos outros e por isso precisam de nós.

Lê a passagem de hoje e pensa de que forma te podes tornar mais activo na Igreja encorajando os outros.

dia7


Passagem Bíblica (Hebreus 10, 19-39)

Apelo a evitar a apostasia - 19 Temos, pois, irmãos, plena liberdade para a entrada no santuário por meio do sangue de Jesus. 20 Ele abriu para nós um caminho novo e vivo através do véu, isto é, da sua humanidade 21* e, tendo um Sumo Sacerdote à frente da casa de Deus, 22* aproximemo-nos dele com um coração sincero, com a plena segurança da fé, com os corações purificados da má consciência e o corpo lavado com água pura.
23 Conservemos firmemente a profissão da nossa esperança, pois aquele que fez a promessa é fiel. 24 Estejamos atentos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, 25* sem abandonarmos a nossa assembleia - como é costume de alguns - mas animando-nos, tanto mais quanto mais próximo vedes o Dia.
26* De facto, se pecamos deliberadamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, não nos resta nenhum sacrifício pelos pecados, 27* mas somente a terrível espera do julgamento e o ardor de um fogo que se prepara para devorar os rebeldes. 28* Se aquele que transgride a Lei de Moisés é, sem piedade, condenado à morte com base em duas ou três testemunhas, 29* quanto maior castigo pensais que merecerá o que tiver calcado aos pés o Filho de Deus, tiver considerado profano o sangue da aliança, pelo qual foi santificado, e tiver ultrajado o Espírito da graça?
30* Conhecemos, de facto, aquele que disse: A mim pertence a vingança; Eu é que retribuirei. E ainda: O Senhor julgará o seu povo. 31 É terrível cair nas mãos do Deus vivo!
32* Recordai os primeiros dias nos quais, depois de terdes sido iluminados, 33* suportastes a grande luta dos sofrimentos, tanto sendo expostos publicamente a insultos e tribulações, como sendo solidários com os que assim eram tratados. 34 Tomastes parte nos sofrimentos dos encarcerados, aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, sabendo que possuís bens melhores e mais duradouros. 35 Não percais, pois, a vossa confiança, à qual está reservada uma grande recompensa. 36 Na realidade, tendes necessidade de perseverança, para que, tendo cumprido a vontade de Deus, alcanceis a promessa. 37* Pois ainda um pouco, de facto, um pouco apenas, e o que há-de vir, virá e não tardará.
38 O meu justo viverá pela fé, mas, se ele voltar atrás, a minha alma não encontrará nele satisfação. 39 Nós, porém, não somos daqueles que voltam atrás para a perdição, mas homens de fé para a salvação da nossa alma.


Dia 8

No mundo do automobilismo, "drafting" é o efeito aerodinâmico que permite que dois carros viajem "colados" um ao outro para correr mais depressa que um único carro. Quando seguem assim, o carro da frente corta o ar, proporcionando menos resistência ao carro que está atrás.
Numa corrida, cada carro age de forma individual, excepto quando correm como equipa.

Continue a leitura

Dia 9

Neste mergulho profundo que estamos a fazer, percebemos que a igreja não é uma instituição ou um edifício. A Igreja é-nos apresentada como o corpo de Jesus, formado por cada um de nós. Percebemos também que é na Igreja que devemos encontrar o porto de abrigo dos nossos problemas e ao mesmo tempo ser o amparo dos nossos irmãos em dificuldades. Mas será que é assim tão fácil entregar a nossa vida aos outros? Será que é assim tão fácil viver em Igreja?

Continue a leitura

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO