1º Dia

São muitos os momentos em que o tempo parece uma eternidade e embora haja momentos de dúvidas e incertezas que nos fazem parar no caminho, é aí que, crescemos espiritualmente, aproximando-nos mais de Deus 

Por muito que fraqueje, um verdadeiro cristão vai tendo a noção de que vai no colo de Deus para assim, suportar os fardos que a vida o obriga a carregar. É essa certeza que no faz caminhar "Enraizados n'Ele... firmes na fé." (Cl 2, 7). Estas raízes – a Fé, o Amor, a Esperança - ao serem regadas pela água pura e cristalina de Deus, alimentam-nos e fazendo-nos alcançar a vitória pois, "lembra-te que foi o Senhor, teu Deus, que te deu a vitória..." (Deut.8,18)

Como crentes, sabemos que Deus jamais nos abandona, mas a dor, o sofrimento e a angústia muitas vezes bloqueiam a nossa Fé. Nem sempre compreendemos os desígnios de Deus e isso faz-nos duvidar. A verdade é que o nosso tempo não é igual ao tempo de Deus e os cristão devem ainda assim confiar plenamente no Senhor, pois como nos diz o profeta Jeremias em Jer. 17, 7 - "Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.".

Durante o deserto da vida, saibamos escutar a voz de Deus, sempre forte e firmes na fé.


Passagem Bíblica: Deuteronómio 8 (completo)


Sugestões do dia:

  1. Relê o capítulo 8 do livro de Deuteronómio. De que lado te encontras, ainda no deserto ou já conquistas-te a terra excelente que produz bons frutos?
  2. Se estás no deserto, Deus, quer libertar-te de lá! Vê aquilo que te falta alcançar e aproxima-te d'Ele, indo à Eucaristia.
  3. Se já estás na terra que produz bons frutos, agradece-Lhe e vai à Eucaristia.

2º Dia

Costuma-se dizer que Deus não nos dá mais que aquilo que sejamos capazes de suportar, mas o que é certo é que por vezes as intempéries da vida fazem-nos sentir perdidos e sem um rumo... Tal como num ecclipse solar, a luz de Deus está diante dos nossos olhos porém não a vemos, pois estamos absorvidos por pela escuridão!

A verdade é que, nesses momentos, nos é mais fácil confiar no ser humano, mas e em Deus? Deus ama-nos eternamente e apesar das nossas falhas, erros e limitações está sempre de braços abertos para nos acolher e proteger.

Quando o "milagre" que tanto esperávamos acontece, a vida muda mas o "Eu Te agradeço" fica muitas vezes esquecido. Ainda assim, Deus não nos abandona até que, como diz o profeta em Jer. 20,7 nos deixemos seduzir. Não que Deus opere nas nossas vidas por necessidade desse agradecimento, mas a gratidão é própria de quem reconhece a importância do outro e dos seus actos nas nossas vidas. Neste caso, o "outro" é Deus. Como diz o Mestre Eckhart " Se a única oração que fizesses em toda a tua vida fosse apenas "Eu Te agradeço", isso bastaria."



Passagem Bíblica: Salmos 116, 12-19


Sugestões do dia:

  1. No teu cantinho de oração, sozinho e em silêncio escreve numa folha Eu Te agradeço por ...
  2. Diante de uma imagem de Jesus; um crucifixo ou diante do Sacrário e diz-Lhe sem medo e refletindo em cada um dos versos:

Te agradeço meu Senhor
Te agradeço meu Senhor.

Te agradeço por
Me libertares e salvares,
Por teres morrido em meu lugar
Te agradeço,
Jesus Te agradeço.
Te agradeço meu Jesus.

Por tudo o que tens feito
Por tudo o que vais fazer
Por tuas promessas
E tudo o que és
Eu quero te agradecer
Com todo o meu ser.

Te agradeço meu Senhor
Te agradeço meu Senhor.

Por tudo o que tens feito
Por tudo o que vais fazer
Por tuas promessas
E tudo o que és
Eu quero te agradecer
Com todo o meu ser.

Te agradeço por
Me libertares e salvares,
Por teres morrido em meu lugar
Te agradeço,
Jesus Te agradeço.
Te agradeço meu Jesus.

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO