Dia 1

Passagem Bíblica

II Sam. 22,2-7

2 O "Senhor é meu rochedo" a minha fortaleza e o meu libertador,

3 O meu Deus é a minha rocha onde encontro o meu refúgio,
O meu escudo e força da minha salvação, minha cidadela e meu refúgio.
Ó meu salvador, vós me salvais da violência.

Continue a leitura

Dia 2

Passagem Bíblica

Sal. 22,19-20

19 Atacaram-me no dia da minha desgraça,
porém, o SENHOR foi o meu amparo.

20 Levou-me a um espaço aberto,
libertou-me porque me quer bem.


A vida é uma constante batalha e há que estar devidamente protegido do ataque do inimigo. Um verdadeiro soldado, leva todo o equipamento para se proteger desse ataque.

Deus prepara-nos para a batalha da vida! Teimamos ser fortes pois, deixamos a armadura guardada. A carta aos Ef. (6,13;16-17) diz-nos:

13 Por isso, tomai a armadura de Deus, para que tenhais a capacidade de resistir no dia mau e, depois de tudo terdes feito, de vos manterdes firmes.

16 acima de tudo, tomai o escudo da fé, com o qual tereis a capacidade de apagar todas as setas incendiadas do maligno. 17 Recebei ainda o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.

Á medida que crescemos, somos alvo de injustiças que nos ferem e de que forma usamos a armadura de Deus na nossa vida? Só assim, o inimigo cai a Seus pés.

Com Ele somos um Homem que é capaz de superar determinadas situações pois, estamos revestidos pela armadura de Deus – Fé, escudo (Ef.6,16); Salvação, capacete (Ef.6,17) e Palavra de Deus, espada do Espírito (Ef.6,17).


Sugestões do dia:

  1. Hoje falamos-te da armadura de Deus e do escudo que cada um, deve possuir para enfrentar a batalha da vida. De que forma me deixo revestir por esta armadura?
  2. O versículo 20 diz: "Levou-me a um espaço aberto, libertou-me porque me quer bem."
    Esse espaço aberto, é Jesus que te espera na Igreja. Vai hoje lá e diante do Sacrário repara a tua armadura.

Dia 3

Passagem Bíblica

Sal. 7,2

2 SENHOR, meu Deus, a ti me confio;
livra-me de todos os que me perseguem e salva-me."


Na vida sofremos perseguições que nos fazem ficar desamparados. É preciso dar a volta ao problema. Quantas vezes somos aquela ovelha perdida que Jesus vem buscar e cuida com todo o amor? Como diz o profeta Ez.34, 16 "A ovelha perdida procurá-la-ei; a ferida, eu curá-la-ei; a doente, restabelecê-la-ei (...)"

Jesus está sempre há espera que nos aproximemos d'Ele e Lhe contemos a nossa história... só assim, seremos um Homem diferente pois, "O Senhor escutou a minha oração, o Senhor acolheu a minha súplica." (Sal.6,10)

Porque confiamos em Deus, nos abandonamos nos Seus braços recebemos graças extraordinárias... vamos estar mais atentos! Essa confiança em Deus, é a base da Esperança!


Sugestões do dia:

  1. Hoje a palavra fala-nos da confiança em Deus. Sugerimos-te que reflictas acerca da tua confiança em Deus.
  2. Vai a uma Igreja, juntinho do Sacrário e diz-Lhe: Ajuda-me... o que me impede de confiar em Ti?

Dia 4

Passagem Bíblica

Sal 15

1 Elegia de David.
Defende-me, ó Deus, porque em ti me refugio.

2 Digo ao SENHOR: "Tu és o meu Deus,
és o meu bem e nada existe acima de ti."

3 Quanto aos deuses que existem no país,
os santos, nos quais se compraziam

4 aqueles que multiplicam os seus ídolos
e correm atrás deles,
não tomarei parte nas suas libações de sangue,
nem sequer pronunciarei os seus nomes.

5 SENHOR, minha herança e meu cálice,
a minha sorte está nas tuas mãos.

6 Na partilha foram-me destinados lugares aprazíveis
e é preciosa a herança que me coube.

7 Bendirei o SENHOR porque Ele me aconselha;
até durante a noite a minha consciência me adverte.

8 Tenho sempre o SENHOR diante dos meus olhos;
com Ele a meu lado, jamais vacilarei.

9 Por isso, o meu coração se alegra
e a minha alma exulta
e o meu corpo repousará em segurança.

10 Pois Tu não me entregarás à morada dos mortos,
nem deixarás o teu fiel conhecer a sepultura.

11 Hás-de ensinar-me o caminho da vida,
saciar-me de alegria na tua presença,
e de delícias eternas, à tua direita."


Quantas vezes na vida, tudo desaba em nós e só ai, percebemos que o nosso refúgio / amparo esta em Jesus Cristo? Tudo isto porque, percebemos que há um só Senhor um só Deus grande em esplendor poder, majestade e amor.

Mediante o sofrimento seguimos a trajectória EU ACREDITO, que nos faz viver de acordo com o Espirito conforme nos diz Gál. 5, 25 " Se vivermos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito."

Deus é tão maravilhoso e o profeta Is. 35,5 diz-nos: 2Dizei àqueles que têm um coração perturbado:

"Tomai ânimo, não temais! Eis o vosso Deus! Ele vem executar a vingança. Eis que chega a retribuição de Deus: ele mesmo vem salvar-nos."

Se escolhermos unicamente a Deus, exultamos de alegria que nos atinge o coração.


Sugestões do dia:

  1. Quem são os teus ídolos? Cedes com facilidade aos teus egoísmos ou preocupas-te; lutas para que Deus seja o teu único Senhor? Falas d,Ele ou falas com Ele? Pensa nisto ao longo do teu dia.
  2. Antes de te deitares, vê quais são os pontos que deves mudar; os projectos a desenvolver para que, escolhas unicamente a Deus.

Dia 5

Passagem Bíblica

Sal. 16,7

Mostrai a vossa admirável misericórdia,
inclinai os vossos ouvidos para mim, escutai a minha voz.


Ao longo da nossa vida, suplicamos a Deus que venha em nosso auxílio e mais, pedimos-Lhe que nos dê toda a atenção! Somos tão ingratos que só nos aproximamos do Pai quando os problemas surgem.

Deus escuta a nossa prece tanto é que, no Evangelho de S. Lc. 11, 9-10 diz-nos: "9E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai e alcançareis; batei e abrir-se-vos-á. 10 Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá."

Temos um longo caminho a percorrer... Quando obtemos a graça temos sempre mais que aquilo que pedimos. Deus não demora, Deus capricha!


Sugestões do dia:

  1. São situações como estas que nos fazem perceber que o nosso tempo não é igual ao de Deus. Refete nesta frase e escreve o que significa para ti
  2. Depois de escreveres, relê tudo com o máximo de atenção. Queima o papel, pedindo perdão a Deus pela tua falta de humildade e paciência com Ele.

Dia 6

Passagem Bíblica

Prov. 16, 20

"Quem ouve a palavra com atenção encontra a felicidade;
Ditoso quem confia no Senhor."


A Palavra de Deus é a resposta a todos os nossos porquês da vida! Infelizmente cada vez menos pessoas usam a Bíblia para procurar as respostas e os estímulos que necessitam. Tu como procuras as tuas respostas? Como orientas os teus passos?

"Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna" já nos dizia S. João 6, 68. São estas palavras que nos dão força, ajudando-nos a tomar decisões que tantas vezes aos nossos olhos jamais faríamos.

Vamos confiar mais na resposta de Deus a cada um de nós, tendo assim o verdadeiro alicerce que faz de nós seres mais felizes e confiantes. Quem confia, tem esperança! Quem tem esperança, têm Deus no coração!


Sugestões do dia:

  1. Hoje faz a tua oração habitual. Pede a Deus que te dê uma palavra perante a situação que estejas a viver. Fá-lo confiante que é Deus a dar-te a resposta que há tanto procuras.
  2. Abra a Bíblia ao acaso e lê um pouco... O que de tiz essa passagem? Que significado tem para a tua vida?

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO