Dia 1

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus

Meditação

Ao falarmos em pobres, não nos referimos àqueles que não têm dinheiro. Este nunca nos levará à felicidade plena. Aqui o sentido dado à palavra pobre é a pessoa humilde; sincera... e, por sua vez, honrada, justa e piedosa. Desta forma, vive aberta à vontade de Deus na sua vida e liberta-se do ego e da vaidade. Em suma, se encontro a felicidade plena em Jesus Cristo porque me agarro tanto às coisas materiais? Respondo fielmente, e com humildade, a Deus Pai, ou por outro lado, deixo-me levar pelos bens materiais?

OrAção

No teu cantinho de oração, e em silêncio, procura responder a estas questões:

Onde tenho procurado a minha felicidade?
Tenho sido caPaz de abdicar do meu orgulho e libertar-me do meu ego?
Quem é, realmente, feliz?

Dia 2

Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra

Meditação

Quando falamos em Humildade podemos associá-la a vários conceitos... Verdade. Que procurarão os humildes se não a verdade? O consolo. Onde o conseguirão encontrar verdadeiramente? Nesta busca incessante e diária, somente Deus nos pode consolar. Ele venceu o pecado, a morte e a dor, monstrando-nos o verdadeiro sentido da vitória. Como? Com a ressurreição de Jesus Cristo, que se fez Homem por nós! Deus é o verdadeiro consolo. A humildade leva-nos a possuir a terra? A humildade abraça os outros levando cada um a entrar no Reino de Deus Pai.

OrAção

Medita nesta palavra de Jr. 31, 13 “Então, a jovem alegrar-se-á, bailando; jovens e velhos partilharão do seu júbilo. Converterei o seu pranto em exultação, hei-de consolá-los, e aliviá-los das suas penas.”

Dia 3

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados

Meditação

Chorar será sinal de tristeza ou fraqueza? A vida nem sempre é fácil e muitas vezes surgem desafios que achamos não ser caPazes de superar. Mas será que o cair de uma lágrima é motivo de desistir? A vida não para e isso implica uma caminhada constante e repleta de descobertas. Nem sempre tomaremos as decisões certas, mas se de cada erro retirarmos uma lição, então demos mais um paço rumo à santidade que Deus nos pede! Rir e chorar faz parte da vida. A vida segue... o segredo está aqui. Fortalece-te com cada erro.

OrAção

No teu cantinho de oração invoca o Espírito Santo, que é a plenitude do Amor entre o Pai e o Filho. Ele prometeu-nos que o Espírito Santo nos ensinaria todas as coisas. Pede-Lhe sabedoria, discernimento, força e luz. Não termines a tua oração sem Lhe pedires que aumente a tua Fé e confiança n’Ele!

Dia 4

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados

Meditação

Quando falamos em fome e sede, de certa forma, pensamos logo em água e comida. Mas, neste contexto, que sentido terão? Aquele que conhecemos? Em João 6, 35 encontramos a resposta: “Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede.”

Jesus é o verdadeiro alimento e a verdadeira bebida! Só ele é caPaz de nos alimentar a alma e o sentido de justiça. Ele é a Justiça. Quem tem sede d’Ele será certamente saciado!

OrAção

Entra numa igreja e diante do Santíssimo Sacramento partilha com Jesus as dificuldades e injustiças que te surgem no caminho. Questiona-O e encontrarás soluções.

Dia 5

Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia

Meditação

A que nos remete a palavra misericórdia? Será apenas ter compaixão, dó ou pena do outro? Misericórdia resulta da junção de miséris + córdia (miséria + coração) e logo aí percebemos o seu sentido. Trata-se de olhar a miséria do outro, com os olhos do coração e jamais com os da razão.

Isto é um convite claro a ser reflexo de Jesus no meio da Humanidade, e levarmos ao mundo os valores que ele nos transmitiu: Amor, Perdão, Compreensão, ajuda, partilha e solidariedade.

Jesus sabia que só nos doando aos outros nos podemos encontrar a nós próprios e a verdadeira felicidade. Ser misericordioso é portanto sinal de bem-aventurança.

OrAção

No dia de hoje convidamos-te a fazer-te presente na vida de alguém. Telefona, envia mensagem ou mete conversa através da Internet com um amigo com quem já não fales há algum tempo.

Deixa mensagens nas redes sociais, coloca mensagens espalhadas pela tua casa, pelo teu local de trabalho, ou até mesmo na rua! Faz-te presente, faz-te Dom de Deus para os outros!

Dia 6

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus

Meditação

Quando pensamos em “puros de coração”, pensamos geralmente nas crianças, ainda que a pureza não esteja ligada à idade de uma pessoa. Mas porque pensamos assim? A inocência que nasce connosco, perde-se aos poucos porque entramos num mundo onde nos educam e moldam para valores que não se coadunam com um coração puro. Vivemos num mundo cheio de crime e imoralidade que infelizmente muitas vezes são tidos como “normais”.

Mas o conhecimento das trevas permite-nos também saber distingui-las da luz, pelo que com oração e entrega a Deus é possível manter um coração puro. É certo que nem sempre seremos bem sucedidos e voltaremos a pecar, mas Deus perdoa sempre. De que forma podemos pedir perdão a Deus? Confessando-nos.

OrAção

"O confessionário é o único tribunal onde nos declaramos culpados e saímos absolvidos.” Que significado tem para ti esta frase? Num papel escreve as ideias principais e reflete sobre elas. Terminada esta Meditação, procura um sacerdote e confessa-te de coração aberto.

Dia 7

Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus

Meditação

Falar em Paz é estar bem comigo mesmo e com os outros. Mas a Paz tem que ser construída e trabalhada dia a dia. É fácil? Não! Perante as dificuldades do mundo não é assim tão simples, porém nunca é impossível. Sabemos onde a encontrar? Em quem a encontrar? Que caminho percorrer?

Jesus convida cada um de nós a ser veículo da Paz. Estamos a cumprir o que Jesus nos convidou? Diariamente somos bombardeados por guerras, violência, injustiças... E no meio de tudo isso, que faço eu para levar a Paz ao Mundo?

OrAção

No teu cantinho de oração acende uma vela e de olhos fechados escuta e medita nesta música...

Dia 8

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos céus

Meditação

Neste contexto, quem são os perseguidos? Aqueles que amam e falam de Jesus Cristo! E a verdade é que ainda hoje, muitos são perseguidos e assassinados por serem cristãos. Essa perseguição tornou-se evidente logo com a perseguição e morte do próprio Jesus.

Cada um de nós é portador desse Amor e tem a responsabilidade de anunciá-lo ao mundo, sem medo, porque sabemos que Deus está connosco.

OrAção

Num local silencioso, seja no teu cantinho de oração ou na natureza faz uma breve reflexão com base nas seguintes questões:

Sinto-me amado por Deus?
Que faço para O levar aos que me são próximos?
Posso fazer mais?
O que me impede de fazer mais? O medo? A vergonha? A preguiça? A comodidade?

Dia 9

Bem-aventurados sereis quando, por Minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós! Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa

Meditação

Esta bem-aventurança toca todos os que vivem num clima de tensão e conflito por causa da sua Fé. Todos nós, em determinados momentos da nossa vida já sentimos essa pressão. Vivemos numa sociedade em que há medo de afirmar "Eu sou cristão!". Nem sempre é fácil resistir a esta pressão, mas a verdade é que não estamos sós.

As nossas comunidades cristãs são o garante da nossa força. Saibamos encontrar nos nossos irmãos as forças para viver cada dia com o coração cheio de Deus. Não tenhas medo de te fazer ao mar! Jesus espera por ti!

OrAção

No teu cantinho de oração acende uma vela e de olhos fechados escuta e medita sobre cada um dos versos desta música: 

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO