Sexta-feira XVIII do Tempo Comum

Evangelho Mt. 16, 24-28

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida há-de perdê-la; mas quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Que poderá dar o homem em troca da sua vida? O Filho do homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus Anjos, e então dará a cada um segundo as suas obras». Em verdade vos digo: Alguns dos que estão aqui presentes não morrerão, antes de verem chegar o Filho do homem na glória do seu reino».

Palavra da salvação.


Lectio

Num local tranquilo e em silêncio lê o Evangelho de hoje, pois na ausência do mundo exterior é mais fácil encontrares-te com Deus. Lembra-te que é no silêncio que encontramos a maior parte das respostas de Deus.

Meditatio

“Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me.” Esta é talvez das frases mais exigentes dos Evangelhos porque nos pede precisamente que renunciemos a nós mesmos. O que querem dizer estas palavras de Jesus? O que nos pede concretamente? Procura refletir sobre estas e outras questões que te surjam na tua meditação. Se tiveres dúvidas, lê novamente o Evangelho...

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com Ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, procurando a paz na exigência que hoje ouvimos de Jesus!

Marcações: Lect'Yo

Imprimir Email

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO