Lect'Yo

Segunda-feira XVIII do Tempo Comum

0
0
0
s2sdefault

Evangelho Mt. 14, 13-21

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, quando Jesus ouviu dizer que João Baptista tinha sido morto, retirou-Se num barco para um local deserto e afastado. Mas logo que as multidões o souberam, deixando as suas cidades, seguiram-n’O por terra. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e, cheio de compaixão, curou os seus doentes. Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Este local é deserto e a hora avançada. Manda embora toda esta gente, para que vá às aldeias comprar alimento». Mas Jesus respondeu-lhes: «Não precisam de se ir embora; dai-lhes vós de comer». Disseram-Lhe eles: «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes». Disse Jesus: «Trazei-mos cá». Ordenou então à multidão que se sentasse na relva. Tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao Céu e recitou a bênção. Depois partiu os pães e deu-os aos discípulos, e os discípulos deram-nos à multidão. Todos comeram e ficaram saciados. E, dos pedaços que sobraram, encheram doze cestos. Ora, os que comeram eram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

Palavra da salvação.


Lectio

Lê e relê novamente o Evangelho de hoje. Abre o coração e a mente e em clima de oração procura ler além do óbvio, nas entrelinhas... Há mais nesta passagem do que o milagre da multiplicação dos pães.

Meditatio

Depois de leres e releres a Palavra de Deus, chegou o momento de refletir sobre o que acabaste de escutar. Jesus, após a notícia da morte de João Baptista, retira-se para um local isolado... Repara como ele, nos momentos mais marcantes, procura o silêncio para se encontrar com o Pai. Isolado mas nunca só... E o Pai indica-lhe novamente o seu caminho. À Sua espera estava uma multidão ansiosa pela salvação e esperança que só Ele lhes podia dar. “Não precisam de se ir embora”, disse Jesus aos discípulos. Ele sabia que a Sua missão só se completava com os homens e mulheres daquele tempo. Deus, ao fazer-se homem, criou este vínculo, esta aliança sagrada em que homem e Deus cumprem-se e completam-se mutuamente na pessoa de Jesus Cristo. Nesta passagem do Evangelho de Mateus, não importa quantos pães foram distribuídos, nem quantos sobraram. O verdadeiro milagre da multiplicação aconteceu momentos antes quando o Messias se fez alimento espiritual para toda aquela gente.

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com Ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, agradecendo ao Senhor o que Ele nos dá!

Imprimir Email

icone redondo

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO

Copyright © Cristo Jovem  |  Powered by Wok Design