Sexta-feira XV do Tempo Comum

Evangelho Mt. 12, 1-8

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus passou através das searas em dia de sábado e os discípulos, sentindo fome, começaram a apanhar e a comer espigas. Os fariseus viram e disseram a Jesus: «Vê como os teus discípulos estão a fazer o que não é permitido ao sábado». Jesus respondeu-lhes: «Não lestes o que fez David, quando ele e os seus companheiros sentiram fome? Entrou na casa de Deus e comeu dos pães da proposição, que não era permitido comer, nem a ele nem aos seus companheiros, mas somente aos sacerdotes. Também não lestes na Lei que, ao sábado, no templo, os sacerdotes violam o repouso sabático e ficam isentos de culpa? Eu vos digo que está aqui alguém que é maior que o templo. Se soubésseis o que significa: ‘Eu quero misericórdia e não sacrifício’, não condenaríeis os que não têm culpa. Porque o Filho do homem é Senhor do sábado».

Palavra da salvação.


Lectio

Jesus não veio para desacreditar a Lei mas para a completar. Já o tinha dito no Sermão da Montanha e afirma-o aqui quando diz que o “Filho do homem é o Senhor do sábado”. Por isso, mais importante que os sacrifícios dos antigos é a misericórdia que Deus tem para com todos e que nós devemos ter para com os nossos irmãos.

Meditatio

Tens noção de que as leis servem apenas para melhor servirmos Jesus e o Pai e não para meros caprichos humanos?

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, sabendo que Jesus está acima de qualquer Lei humana.

Marcações: Lect'Yo

Imprimir Email

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO