Segunda-feira na Oitava da Páscoa

Evangelho Mt. 28, 8-15

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Maria Madalena e a outra Maria, que tinham ido ao túmulo do Senhor, afastaram-se a toda a pressa, cheias de temor e de grande alegria, e correram a levar aos discípulos a notícia da Ressurreição. Entretanto, Jesus saiu ao seu encontro e saudou-as. Elas aproximaram-se, abraçaram-Lhe os pés e prostraram-se diante d’Ele. Disse-lhes então Jesus: «Não temais. Ide avisar os meus irmãos que devem ir para a Galileia. Lá Me verão». Enquanto elas iam a caminho, alguns dos guardas foram à cidade participar aos príncipes dos sacerdotes tudo o que tinha acontecido. Estes reuniram-se com os anciãos e, depois de terem deliberado, deram aos soldados uma soma avultada de dinheiro, com esta recomendação: «Dizei: ‘Os discípulos vieram de noite roubá-l’O, enquanto nós estávamos a dormir’. Se isto chegar aos ouvidos do governador, nós o convenceremos e faremos que vos deixem em paz». Eles receberam o dinheiro e fizeram como lhes tinham ensinado. Foi este o boato que se divulgou entre os judeus, até ao dia de hoje.

Palavra da salvação.


Lectio

O boato levantado pelos judeus contemporâneos do acontecimento da Ressurreição do Senhor ainda hoje está em voga. A teoria de que os discípulos terão roubado o corpo de Jesus durante a noite de Sábado é uma entre outras que surgirão no seio daqueles que não acreditam na ressurreição: há também a teoria de que Maria Madalena, com a tristeza imensa que sentia, ter-se-á enganado no túmulo ao visitá-lo e foi a um sepulcro que se encontrava vazio; outra teoria diz que Maria e os restantes discípulos que viram Jesus sofreram uma alucinação conjunta. Porém, nós acreditamos no testemunho dos apóstolos: o Senhor ressuscitou! Aleluia!

Meditatio

A Ressurreição do Senhor é um acontecimento que dificilmente a razão consegue alcançar. Porém, tens o dom da fé suficiente para alcançar tal acontecimento?

Oratio

Chegou a altura de conversares com Deus, abre-lhe o coração e fala abertamente com ele sobre aquilo que meditaste antes.

Contemplatio

Quando quiseres, termina este tempo de oração a partir da Sagrada Escritura, agradecendo a Deus Pai a Ressurreição do Seu Filho Jesus para nos dar uma vida nova.

Marcações: Lect'Yo

Imprimir Email

Cristo Jovem - Pastoral Juvenil, comunicação e evangelização

Juventude que acredita!
Segue-nos em

LECT'YO